sábado, 17 de janeiro de 2015

V


"Artistas usam a mentiras para falar a verdade e políticos mentiras para encobrir a verdade"

"O povo não deve ter medo de seu governo, o governo é que deve ter medo de seu povo."
“V de Vingança” se desenvolve numa Inglaterra futura, no século XXI. Retrata a história de uma jovem que, depois de contrariar o toque de recolher determinado pelo Estado, se encrenca com os Homens Dedo, uma forma de braço policial auxiliar estatal, mas é salva por um misterioso mascarado de codinome “V”, que depois a acolhe e lhe revela alguns de seus planos para derrubar o opressor governo e devolver ao povo a liberdade e a capacidade de questionar algumas ações de quem deveria representá-los e não reprimi-los. 
        Ao tentar vasculhar a história de V, a jovem acaba descobrindo a verdade sobre quem ela é realmente e, termina se aliando nessa conspiração contra o parlamento inglês. O maior plano de V começava no dia 5 de novembro. Esse plano se baseava numa história de um homem que tentou explodir o prédio do Parlamento como forma de repreensão ao governo tirânico, falhou e terminou sendo enforcado. 
       V pensava que explodindo o prédio do Parlamento poderia mudar o mundo. Tendo semelhanças aos campos de concentração nazista, V passou maior parte de sua vida num laboratório do governo, onde eram feitas experiências com pessoas consideradas bastardas ou degeneradas, ateus e homossexuais, para a criação de uma arma biológica. A razão no qual V usava uma máscara era porque seu rosto e corpo estavam desfigurados por tais experiências. Uma das cenas mais surpreendentes do filme foi a da marcha de várias pessoas mascaradas como V, a marcha dos Vs. V tinha se tornado um herói para elas.
      V organizava diversas ações terroristas com o objetivo de chamar a atenção do povo em relação ao governo cruel e corrupto que os liderava. Um governo que prendia, torturava e eliminava negros, homossexuais; manipulavam o povo por meio da mídia e da alienação televisiva, numa tentativa de promover uma limpeza étnica e social.  Prothero era um apresentador de TV, conhecido como a “Voz de Londres”, responsável por discursos de propaganda do governo para fazer um tipo de lavagem cerebral
na população.
O governo tinha várias semelhanças com um tipo de regime totalitário, o Nazismo.   
       A história abordada no filme mostra às novas gerações, que os erros cometidos em um passado próximo continuam possíveis de ocorrer.  Isso funciona como alerta contra posições não satisfatórias, contra soluções para problemas que merecem uma melhor reflexão. O filme remete o  fato  de que  por  meio  da  censura, não expressam os pensamentos e não manifestamos anseio por liberdade, deixando que manipulem-nos, até no modo de agir, sempre seguindo à risca regras, informações falsas que devem ser obedecidas e aceitas como verdade sem direito de qualquer questionamento contrário.
Para saber mais da sinopse do filme visita este link V De Vingança






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...