quarta-feira, 9 de outubro de 2013

UM CAMINHO A SEGUIR: VIDA NO FIM DO IMPÉRIO | What a Way to Go: Life at the End of Empire


"Este é um tipo diferente de "filme do Pico do Petróleo". Ao invés de apenas focar o declínio na produção de petróleo e os seus prováveis efeitos sobre o nosso estilo de vida moderno, "What a Way To Go: Life at the End of Empire" apresenta essa questão como um mero sintoma de um problema maior - a sociedade moderna como um império. Para aqueles que achavam que o século 20 finalmente trouxe o fim dos impérios, pense novamente. Os imperadores apenas mudaram de roupa, tem novos títulos, e mudaram para uma "economia predatória" pela escravidão e dominação evidente. É um pesadelo Matrix, que parece normal para nós, mesmo com todo o seu caos.
O filme examina a ladainha de danos colaterais, devido ao nosso aprisionamento ao império:
* Degradação do meio ambiente, incluindo o desastre que se aproxima conhecido como a mudança climática global;
* Espécies que enfrentam um novo evento de extinção em massa - esta causada não por asteróides, mas pela marcha do "progresso humano";
* Dissociação dos detalhes de como recursos básicos de vida (como água, energia e alimentos) são fornecidos para nós;
* Nossa ignorância geral das maravilhas tecnológicas de que dependemos;
* O uso dominante de violência (guerra) como um meio de superar obstáculos e expandir influência;
* O nosso modelo econômico de interminável crescimento, o que logicamente deve falhar em algum ponto.
Estes são todos os sintomas de um planeta e de pessoas com sérios problemas. Temos sido encorajados a viver além dos nossos meios econômicos, naturais e espirituais, e fizemos um "excelente" trabalho. O filme expõe a verdade sombria incorporando muito bem a narração, clipes de entrevista, e estranho material de arquivo. Elegante e quase em tom poético, "Way To Go" gentilmente nos toma pela mão, e explica-nos a dura realidade de como as coisas realmente são, para onde provávelmente nos dirigimos, e quão difícil é o desafio.
No final, "Way To Go" nos deixa com uma escolha: À medida que as coisas realmente começarem a desmoronar, será que os cidadãos do império encolherão os ombros e festejarão enquanto as colunas de mármore caiem á sua volta, ou vamos sacudir a ilusão e re-assumir o controle do que era nosso para começar?".
O Documentário é uma animação simples, mas bem didática."


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...