sábado, 31 de janeiro de 2015

O Presente



Jason acabou de perder o avô bilionário que sempre odiou e estava certo de que não herdaria nada. Mas se enganou: “Red” Stevens (James Garner) deixou 12 tarefas para Jason, ao fim das quais ele será avaliado e, se merecer, terá direito ao que Red chama de “o maior de todos os presentes”. 

Cada uma dessas tarefas tem o objetivo de promover alguma mudança em Jason, mas nenhuma terá tanta força quanto o encontro casual com a pequena Emily (Abigail Breslin).

Produzido nos Estados Unidos, sob a direção de Michael O. Sajbel, o Presente traz em sua trama um profundo ensinamento sobre os verdadeiros valores da vida. 

Jason Stevens (Drew Fuller) é um jovem rico que vive às custas do dinheiro de sua família, sem nunca ter trabalhado ou passado por qualquer tipo de dificuldade financeira, vive a vida esbanjando dinheiro em festas, viagens, carros e mulheres. 

Acostumado a ter tudo o que sempre quis, sem precisar fazer nenhum esforço, Jason era irresponsável e superficial. Bem de vida e se divertindo, ele não entende as dificuldades daqueles que tem que lutar pelo seu próprio sustento.

Jason tinha um relacionamento muito simples com seu milionário avô, Howard "Red" Stevens (James Garner). Ele o odiava. Sem conversas francas, sem momentos de carinho, apenas o dinheiro ligava os dois. 

Assim que seu avô morre, enquanto a família brigava pela Herança, Jason já estava conformado com a ideia de não ter direito a coisa alguma, já que desde muito cedo ele esbanjava o dinheiro de seu avô sem se dar o trabalho de tentar ser um bom neto. Jason tem certeza de que não herdará nada. 

Jason imaginava que no máximo, quando seu avô falecesse, tudo que lhe sobraria seria outra simples transação de dinheiro, que a fortuna de seu avô lhe permitiria continuar a ter o estilo de vida que ele acostumou-se a ter. 

Mas percebe que está errado quando é chamado pelo Mr. Hamilton (Bill Cobbs), que lhe mostra um vídeo gravado pelo ‘’Red’’ Stevens dizendo que Jason receberá 12 dádivas. 

Assim, ele acaba descobrindo que, como parte de sua herança, seu avô lhe deixou doze tarefas, as quais ele chama de "presentes", cada uma desafiando Jason de uma maneira improvável. Cumprindo as tarefas ele irá aprender a repensar sua vida e compreender qual é a relação entre riqueza e felicidade.

Se ele falhar em qualquer uma delas, não recebera nada. E a cada tarefa cumprida, ele estará mais perto do que foi planejado pra ele. 

Jason não entendendo os motivos do avô, se recusa a participar enquanto não souber o quanto de dinheiro ganhará. Mas pela primeira vez na vida, a sua vontade não é feita e Jason se vê perdido, quando perde seu dinheiro, que é tirado dele sob ordens. 

Cedendo ao grande plano do avô, Jason começa com o A Dádiva do Trabalho. No começo Jason não entendeu muito bem e pensou estar perdendo tempo, mas, no decorrer das tarefas Jason percebeu que algumas coisas na vida só aprendemos vivendo e que também existem coisas que não tem preço.

Ele é levado até a fazenda de um amigo de “Red”, um ambiente nada familiar pra Jason, e tem que construir uma cerca, sozinho, durante 1 mês. Uma tarefa que ele não está nada acostumado. Com um grande sofrimento e perseverança ele consegue completar e volta procurando pela segunda dádiva. 

E assim sucedendo, com as 12 dádivas, Jason tem que conseguir um amigo de verdade. Claro que ele tenta comprar um amigo, por considerar mais fácil.

Mas ao conhecer a pequena e doce Emily - Abigail Breslin - (portadora de leucemia) ele começa a entender a importância dos relacionamentos interpessoais em sua vida. Palavras como empatia, caridade, amizade, cidadania, solidariedade e trabalho, começam a fazer parte da vida de Jason e ele começa a fortalecer suas habilidades sociais.

Então Jason entende que os relacionamentos verdadeiros são a coisa mais importante que alguém possa alcançar e que " O maior de todos os presentes" não era os bilhões que ele herdaria do avô, e sim as pessoas que ele conquistaria ao longo de sua vida e que valeriam todo seu empenho. Empenho para fazer com que essas pessoas realizassem seus sonhos e que se sentissem amadas.

Com música muito agradável, uma trama envolvente e capaz de prender até o fim, este drama magnífico do diretor Michael Sajbel emociona e ensina um novo olhar sobre as dádivas da vida. 

Um filme que sensibiliza e nos faz perceber quais são os verdadeiros propósitos de nossa existência. Que retrata os verdadeiros sentimentos e nos desafia a olhar as coisas sob uma nova ótica.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...