segunda-feira, 25 de março de 2013

Dinheiro como Dívida


O mundo está endividado. O mundo está em crise. Quer você se interesse ou não pelo assunto, isto já virou lugar comum. A novidade? A dívida não é conseqüência de um sistema econômico mal gerido, como o noticiário sugere. A dívida é a própria natureza do nosso sistema económico.Excelente introdução ao sistema monetário em vigor em virtualmente todos os países, constituído pelos bancos centrais e pelo sistema bancário fraccionário. Este sistema, de concepção bastante frágil, está presente e entranhado na dia a dia e na vida das pessoas e no entanto passa despercebido a grande parte da população.
Vamos colocar de outra forma: você precisa de dinheiro e faz um empréstimo no banco. O banco, por sua vez, precisa de dinheiro e faz um empréstimo com o Banco Central. O BC precisa de mais dinheiro pra emprestar, e produz mais dinheiro, do nada, porque não exite mais lastro pra justificar a quantidade de dinheiro em circulação. E este dinheiro novo produzido vira um novo depósito que permite que os bancos emprestem mais dinheiro (em quantias maiores do que o depósito), esperando que em determinado momento ele reveja esta quantia original mais o que ele criou em cima para emprestar, através da cobrança de juros. E assim por diante.
Se a equação parece muito longa, há outra forma de entendê-la. De onde vem todo esse dinheiro emprestado? Aliás, como pode existir tanto dinheiro assim para ser emprestado? A resposta é: não existe. Se não houvesse dívida, não haveria dinheiro.
O conceito básico que quase todos ignoramos é que a economia capitalista prescinde que a dívida sempre seja maior do que a quantidade de dinheiro disponível. Para pagar-se uma dívida, é necessário produzir mais dinheiro, que vem em forma de empréstimo, com juros embutidos, e portanto gera mais dívida. Desde a abolição do lastro-ouro, dívida é dinheiro. Se esta idéia parece difícil de ser assimilada, você não está só. Poucos sabem disto, embora todos sejamos afetados. Esta curta animação explica o beabá de maneira simples, profunda e fácil de entender, inclusive para que possa ser usada de forma educacional.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...