domingo, 24 de março de 2013

Tudo e Nada



Professor Jim Al-Khalili inicia a apresentação do primeiro episódio da série ´Tudo e Nada´ acompanhando Carl Sagan em sua clássica analogia: ´Existem mais estrelas no Universo do que grãos de areia em todas as praias da Terra´. E com isto ele promete contar a história de como entendemos cientificamente a realidade de toda a grandeza do Universo.
A primeira pergunta que surge: Qual é a totalidade de tudo que existe?
Para responder com base no conhecimento atual, Jim Al-Khalili usa a clássica tática de percorrer a história da astronomia e ciência. Comentando sobre o desenvolvimento do modelo heliocêntrico, observação de uma supernova, o paradoxo de Olbers, o aprimoramento de técnicas de medidas de distâncias astronômicas, descobertas de Edwin Hubble, Big Bang… e tudo isto em apenas uma hora de programa!
Aliás, sempre que surge o tema Big Bang, os documentários tentam de alguma forma ilustrar o evento de uma forma gráfica, neste episódio representada por uma explosão em um recipiente com água. Que se analisada com um mau humor crítico, estará sempre errada e incompleta.

 O segundo episódio,Nada, explora a ciência no limite da percepção humana, onde hoje sabemos estão os mais profundos mistérios do Universo. Jim tenta responder a uma questão muito simples – o que é o nada? Sua jornada termina com, quem sabe, a ideia mais profunda que a humanidade já teve sobre a realidade. O tudo veio do nada. O mundo quântico do super-pequeno moldou o imenso Universo que hoje habitamos, e Jim pode provar.

1 - Tudo 



2 - Nada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...