domingo, 24 de março de 2013

Dividocracia


Dividocracia, é um filme documentário muito interessante sobre o mundo actual e como as democracias degeneraram num sistema monopartidário em que as escolhas são simuladas pela opção do voto nos vários partidos em concorrência eleitoral . Eleições que, nas democracias representativas, deveria ser o território da luta de classes pacífica. A realidade é outra. As democracias representativas andam a reboque dos interesses das corporações e os partidos perderam definição ideológica, tornando-se numa finalidade em si, um prolongamento do aparelho de Estado, representando e mediando os interesses económicos dominantes. 

Dividocracia demonstra como o processo evoluiu até hoje em que os países periféricos são presas da voragem dos bancos dos países ricos. É um filme – documentário, com a duração de uma hora e um quarto, produzido com donativos de cidadãos, e centrando-se na realidade grega tem uma leitura universal.
Obviamente não foi exibido pelos grandes canais de comunicação e cá não vamos esperar por o ver nem sequer num dia de semana, às quatro horas da manhã. Vamos divulgá-lo em capítulos, com legendagem em português-brasileiro.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...