quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Ciclovida | Lifecycle


O filme começa com um foco na narrativa, o espectador é introduzido e passa a ser inserido no carismático dos protagonistas - Inácio e Ivânia - e sua luta para sobreviver e progredir no físico, político e socialmente desafiante ambiente rural do Nordeste do Brasil, uma das regiões mais pobres da América do Sul.

As pressões da agricultura industrial, com foco em culturas para gerar biocombustíveis são explicadas em pormenor, incluindo as bases históricas. Em particular, este filme retrata intimamente os impactos econômicos e ecológicos de tais práticas agrícolas e as suas utilizações implícitas de adubos químicos e pesticidas e sementes geneticamente modificadas a partir dos protagonistas.

Inácio e Ivânia concebem a idéia e plano da viagem de bicicleta a Buenos Aires, na Argentina - mais de 8 mil quilômetros (ida e volta). Eles descrevem a sua filosofia respeitosa de uma nova relação com a Terra e de outras pessoas como a base para o seu modo de transporte e da necessidade de reunir sementes naturais e criar redes para a futura partilha de idéias e de sementes como a motivação para a viagem.

O filme segue então os protagonistas, uma vez que inicia a sua viagem ao sul do Brasil, para além das fronteiras do Paraguai até chegar em Buenos Aires, na Argentina - e finalmente de volta para casa no Nordeste do Brasil, parando no caminho para recolher idéias inovadoras, sementes e conhecer histórias de luta pela terra - assim como algumas escolas agrícolas, pequenos agricultores e outros apoiantes simpáticos à sua causa.

O filme também toca em aspectos pessoais da viagem de Inácio e Ivânia, uma vez que os seus próprios medos de um fracasso, a solidão e a separação da família e amigos - assim como isolamento da cultura de massas.

Com o crescimento e a distribuição das sementes recolhidas após o retorno dos protagonistas, existe a necessidade de continuar a caminhada em busca de uma nova relação com a terra.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...