terça-feira, 10 de setembro de 2013

Man From Earth




Filosófico e Fascinante.

Distante de efeitos especiais e uma super produção, 'The Man From Earth' impressiona pelos ricos diálogos. O filme todo se passa em uma única situação, um grupo de amigos conversando em uma sala e discutindo sobre a revelação que um deles acabou de fazer. O filme se resume a essa simples pergunta: "E se um homem do Alto Paleolítico tivesse vivido até os dias de hoje?"

John Oldman faz essa pergunta aos seus amigos, todos professores universitários. Obviamente, eles pensam que trata-se de um exercício de imaginação, ou o início de um apanhado de idéias para escrever um romance de ficção científica. A questão é que quando John faz esta pergunta para seus amigos numa reunião durante sua despedida, ele na realidade queria começar a explicar as razões pelas quais tinha que deixar a cidade depois de 10 anos vivendo lá. O motivo principal? John Oldman é esse homem que nasceu no Alto Paleolítico e continua vivo até hoje.

Todo o filme se baseia apenas em interpretações e por diálogos. É um debate onde se é questionado religião, fé, fatos históricos... O filme é interessante e o roteiro é rico. Extremamente filosófico. Não é preciso acreditar na história contada pelo personagem principal, mas apenas apreciá-la. Não importa se tudo aquilo é verdade ou mentira. A trama envolve e nos faz refletir e questionar também.

'The Man From Earth' prova que não é preciso um orçamento milionário, efeitos especias de cair o queixo e uma fotografia deslumbrante pra nos contar uma boa história. Mas apenas um roteiro inteligente e questionador. É triste ver que um filme como esse tenha sido tão pouco divulgado. Isso é um exemplo de que a maioria da sociedade prefere efeitos especiais e uma ótima fotografia à uma trama envolvente baseada apenas em ricos diálogos.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...